quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Super especial... ao menos pra mim.


Bom, o post de hoje não foi nada fácil eu fazer, porque assim... Eu quis colocar todas as músicas que mais me marcam ou marcaram, as que em algum momento da minha vida foram super importantes... outras que não sei explicar, mas quando as ouço, me emociono e certas vezes meus olhos se enchem com lágrimas, mesmo que elas não caiam, sei que estão lá... 
Enfim, coloquei acho que todas, tentei fazer uma lista de 30 músicas, mas 30 músicas que conheci em 22 anos, é muito pouco, por isso que fiz uma seleta lista. Entre amigos, perdas, amores, artes e simplesmente músicas, simples porém de suma importancia!
Separei algumas do Chico, mesmo tendo dito pra mim mesmo que não colocaria as deles por considerar ele hours concours. Mas não resisti e coloquei apenas 3 dele, não as mais conhecidas ou melhores, mas as que mais me comovem.
que são:
Na carreira
Não sonho mais
Palavra de mulher

Fora essas, não consegui colocar 30... eu passei um pouco. rsrsrsrsrs
mas enfim vou apenas explicar as mais importantes pra minha formação pessoal e social. Quem me conhece sabe da importância delas, quem não me conhece, ou não me conhece tão bem... aí está uma boa parte de mim!
Gostava tanto de você - Tim Maia
Essa música que marcou demais, pois a 8 anos, vi um amigo irmão meu falecer na minha frente, após um ataque epilético. E eu e um amigo meu preparamos uma ultima homenagem pro Guilherme na sua missa de sétimo dia. Com uns slides com fotos dele com essa música de fundo.

Se puder sem medo
Metade
Sem mandamentos
A lista
Fado doido
Oswaldo Montenegro pra mim é o segundo maior ídolo da música depois do Chico. São todas músicas lindas demais. só pra salientar que Fado doido é a música que mais costumo ouvir antes de pintar ou escrever.

Apenas mais uma de amor - Lulu Santos
Amo a simplicidade dessa música, principalmente o nome.

Pra ser sincero
Refrão de um bolero
Terra de gigantes
Somos quem podemos ser
Engenheiros do Hawaii... música boa e franca!

Tô - Tom Zé (Cantado por Zélia Duncan)
Típica música que gosto, curta, forte, e ambígua.

Metamorfose ambulante
Tente outra vez
Raul Seixas, o nosso maluco beleza. cantando sobre sempre mudar sempre pra não cair na mesmice cotidiana.

Sangrando - Gonzaguinha
Essa música é uma das seletas que disse que não sei explicar o porque mais sempre que ouço aparecem lágrimas nos meus olhos.

Zé Ramalho - Chão de giz
Complexo, impactante, e linda!

Sozinho
Você não me ensinou a te esquecer
O quereres
Caetano Veloso. Gênio... sem dúvidas e principalmente a música o quereres, porque eu as vezes me sinto assim, quando todos esperam de mim uma posição, a minha posição é contrária ao que esperavam...

Equalize - Pitty
Música que talvez mais marcou a minha vida amorosa, meu primeiro namoro sério tinha acabado a menos de uma semana, e eu tinha 15 anos ainda, e a minha ex, me liga chorando pede pra eu colocar na Jovem Pan e diz que essa música é pra mim e desliga o telefone.
Claro que chorei também! e desde então nunca esqueci desse momento e essa música sempre me transporta pra esse momento, que mesmo que seja trágico, foi lindo e demais importante.

Vida louca vida
O tempo não para
Codinome beija-flor
O sempre louco e exagerado Cazuza em três grandes obras suas. Mostrando ao público simplesmente o que ele queria, via e fazia sem se importar com mais nada.

Pai - Fábio Jr.
Digamos que eu e meu pai já tivemos vários desentendimentos, a ponto de brigarmos feio, ofensas e atos raivosos, que logo depois que ele e minha mãe se separam ficamos por mais ou menos 6 meses sem nos falarmos, e hoje nos consideramos mais do que pai e filho, somos amigos e aprendemos a respeitar nossos espaços e diferenças.

Bem que se quis - Marisa Monte
Pra quem não sabe, minha mãe além de médica, brinca de cantar com amigos, ou na Assembléia Paraense... enfim, e certa vez, por ela cantar bem, em um CD totalmente feito por médicos, ela cantou e gravou essa música, e foi assim que conheci essa linda música.

Chiclete com Banana - Mulher amada
Talvez não tão linda quanto as citadas acima, mas uma única vez fui para o Fortal com a minha mãe, foi um momento único, adoramos o Chiclete...como sempre! e essa música foi a que mais ela gostou e sempre que toca, ela abre um sorrisão!

Pensando em você - Claudia Leitte (Pimentas do reino)
Música que embalou um dos meus namoros mais curtos, porém talvez o mais intenso que já vivi.

Skank - Sutilmente
Música que mais embalou o meu namoro mais longo até hoje!

Jota Quest - Só hoje
Mesmo estando solteiro, e não querendo me envolver sério com ninguém por hora, quem não se sente assim uma vez ou outra? ou por um amor passado, ou por alguém que você admira ou se sente atraído?
ao menos em mim, ela tem esse efeito!

Zeca Baleiro - Bicho de 7 cabeças
Lobão - Vou te levar
O misto de loucura e genialidade desses dois, é impressionante, e ambas as músicas pode sem usadas para um amigo especial, um grande amor passado ou um grande amor que pode vir a surgir, são músicas que nunca sairão de moda. E adoro mais a cada vez que mais as ouço.

Cidade Negra - Podes crer
Todos temos amigos, conhecidos, pessoas que gostamos, mas amigo-irmão, infelizmente não são todos que tem. eu tenho, graças a Deus! e pra ser bem franco, são 3; Luiz Paulo, Pedro (Bartô) e Rafael Pereira. São anos e anos de amizade, passando por praticamente tudo e nossa amizade nunca nem se quer se abalou. Obrigado a eles por existirem.

Maria Gadú - Laranja
Maria Gadú - Lounge
Nesses últimos tempos creio que a única cantora dessa nova geração que tenha algo demais, ao menos pra mim... podem comparar à Cassia Eller, ou qualquer outra artista ou coisa, mas de fato, e a única novidade que me interessa, talvez por eu me identificar e por existir pessoas que dizem que de uma forma ou outra, lembram de mim princialmente nessas 2 músicas.

Ufa! enfim acabei de fazer, mas como disse antes, são coisas muito pessoas e importantes pra mim, que me marcam ou marcaram de formas boas ou ruins, enfim. Espero que vocês gostem de ler e ouvir um pouco sobre mim da mesma forma que adorei fazer essa pesquisa e encontrar esses vídeos.

Beijos e abraços.
Pedro Ratis

7 comentários:

SuzaneMoraes disse...

Acho que todo mundo deveria parar um dia, fazer o mesmo e recordar momentos marcantes das nossas vidas! Sou apaixonada por aquela música do Lulu Santos.. Adoreeei a postagem, parabéns :)

gisa maia disse...

realmente o post de hoje foi muito bom!! identifiquei algumas musicas que também são minhas preferidas.. ''chão de giz'' e ''pai'' são musicas que mexem de verdade comigo.. e tbm deu pra conhecer outras muito boas que ainda não tinha tido o privilegio de escutar..ahh e concordo que Maria Gadu é a tua cara!

Rafael disse...

Essas musicas não só descrevem você, mas também a vida de muitas e muitas pessoas. Expressar nossa vida através de músicas é uma arte. Abraços Parça.

Luiz Paulo disse...

Grandes momentos, grandes músicas, grandes amizades! Muito legal esse teu blog e as mensagens que ele passa.

Pedro Santos disse...

amizade é isso mesmo cara, é lembrar dos bons momentos e sentir que não estamos sós, o sr já é familia pra mim cara, valeu pela lembrança e "podes crer" tamo junto hahahah

Pedro santos disse...

amizade é isso mesmo cara, é lembrar dos bons momentos e sentir que não estamos sós, o sr já é familia pra mim cara, valeu pela lembrança e "podes crer" tamo junto hahahah

Rafael Cunha disse...

Porra mano, até me inspirou pra fazer um igual no meu olha!
curti valendo, cada musica realmente nos lembra epocas, momentos e pessoas. Nao tem jeito